IBOVESPA—
USD/BRL—
EUR/BRL—
S&P 500—
BTC/BRL—
IBOVESPA—
USD/BRL—
EUR/BRL—
S&P 500—
BTC/BRL—
BR NEWS
Colunistas

O cenário pode explicar dificuldade. Não pode justificar fragilidade.

Existe uma diferença enorme entre uma empresa sofrer porque o mercado retraiu e descobrir, só quando ele retrai, que nunca soube vender sem demanda abundante. Entre sentir o peso dos juros e perceber que a operação só funcionava com capital barato.

O cenário pode explicar dificuldade. Não pode justificar fragilidade.
Eu tenho um viés. Sou pró-mercado.

Prefiro um ambiente que facilite investimento, dê previsibilidade para quem contrata, premie produtividade e permita ao empresário gastar mais energia pensando em crescer do que em se proteger. Não vejo motivo para fingir que isso não influencia a forma como eu olho para uma eleição. Influencia.

Mas, depois que o CNPJ passou a ser meu, ficou mais difícil usar qualquer cenário como explicação completa para o que acontece dentro da empresa. Essa talvez seja uma das mudanças mais desconfortáveis de virar empreendedora: o contexto continua importando, só que ele deixa de ser uma desculpa suficiente.

Juros importam. Impostos importam. Regulação, crédito, consumo e segurança jurídica importam. Uma decisão em Brasília pode abrir espaço para investimento, pode travar investidores ou simplesmente deixar uma operação mais cara. Não existe mérito em fingir que uma empresa funciona isolada da economia.

O problema começa quando o empresário usa o cenário para explicar aquilo que, na verdade, revela uma fragilidade da própria organização.

Se a empresa depende demais do fundador para vender, isso não nasceu na eleição. Se duas pessoas concentram a maior parte da capacidade comercial, também não. Se desconto virou a principal ferramenta para fechar negócio, se marketing e vendas trabalham em direções diferentes ou se a meta cresce mais rápido do que a capacidade do time, trocar o governo pode mudar o vento. Não muda o barco.

O cenário pode explicar dificuldade. Não deveria justificar fragilidade.

Existe uma diferença enorme entre uma empresa sofrer porque o mercado retraiu e descobrir, só quando ele retrai, que nunca soube vender sem demanda abundante. Entre sentir o peso dos juros e perceber que a operação só funcionava com capital barato. Entre uma mudança regulatória pressionar margem e ela revelar que ninguém sabia exatamente onde essa margem era construída.

Cenários ruins têm uma característica incômoda: retiram gordura e deixam estrutura à mostra. Por isso, minha pergunta depois de uma eleição não é apenas se o ambiente de negócios vai melhorar ou piorar. Claro que quero saber. Mas quero saber também o que, dentro da minha empresa, continua verdadeiro independentemente da resposta.

Meu time sabe vender quando a demanda vem e quando ela não vem? O resultado continua quando eu saio da sala? O que os melhores fazem pode ser ensinado ou ainda depende de talento individual? A empresa sabe defender valor ou compra receita com desconto? Quando alguém bom sai, fica um sistema ou fica um buraco?

Essas perguntas são menos confortáveis porque não permitem terceirização. E têm tudo a ver com cultura. Durante muito tempo, cultura foi tratada como um assunto separado de resultado. Eu sempre discordei dessa ideia. Hoje, do outro lado do CNPJ, discordo ainda mais.

Cultura aparece na forma como uma empresa responde à pressão. No que continua sendo cobrado quando vender fica mais difícil, no que o líder tolera quando precisa bater meta e no comportamento que é premiado quando o trimestre aperta. É muito fácil defender valor, processo e disciplina quando o mercado ajuda. A cultura fica mais visível quando ajudar deixa de ser obrigação do cenário.

É por isso que me interessa tanto a ideia de cultura de vendas. Não como um conjunto de técnicas comerciais, mas como a capacidade da organização de transformar venda em competência coletiva. Uma empresa não tem cultura de vendas porque possui dois vendedores extraordinários. Tem quando consegue repetir comportamento, ensinar o que funciona, corrigir o que não funciona e produzir resultado sem depender de heróis.

E isso vale para muito mais do que vendas. Vale para gestão, liderança, operação e estratégia. Eu continuo sendo pró-mercado. Continuo preferindo um ambiente melhor para empreender e achando que decisões públicas podem ajudar ou prejudicar muito quem gera emprego, investe e assume risco. Só que preferência política e responsabilidade empresarial são coisas diferentes.

Eu não controlo Brasília. Posso votar, opinar, pressionar, concordar ou discordar. Mas existe uma parte da realidade que continua sob minha responsabilidade: o que minha empresa mede, premia, tolera, repete e aprende. Talvez maturidade empresarial seja sustentar as duas coisas ao mesmo tempo: exigir um ambiente melhor sem construir uma empresa que dependa dele para funcionar.

Porque cenário pode ser vento a favor ou contra. Ainda é responsabilidade de quem está no comando saber se existe um barco.